Os sete alimentos que não podem faltar na mesa

Alimentos que não podem faltar | O Doutor Saúde

Ouça agora este podcast: “005 Os sete alimentos que não podem faltar na mesa”

 

Você sabe quais alimentos não podem faltar na sua mesa?

Desembrulhar menos e descascar mais

Deixamos de comer alimentos e passamos a ingerir produtos alimentícios.

Diante da vida moderna, onde o tempo se tornou o grande vilão, adotamos um estilo de alimentação chamada fast-food, alimento rápido como o nome já diz, deixando de lado um hábito que antes era apreciado de forma lenta, prazerosa e saudável.

Então já deve ter se perguntado, porque eu vivo resfriado?

Por que sempre quando eu como fico indigesto?

Por que meu intestino anda preso?

Por que ando tão desanimado, sem energia, querendo só dormir?

Se você se identificou com alguma dessas perguntas, provavelmente sua alimentação deve estar muito errada e nesse quinto episódio eu vou te falar os sete alimentos que eu nunca tiro da mesa.

A classificação dos alimentos

Antes de falar dos sete alimentos eu quero falar sobre a classificação deles.

Nós temos a proteína essencial, nos temos a gordura essencial, e nós não temos o carboidrato essencial ao nosso corpo, porque?

Porque no nosso prato devemos conter basicamente gorduras e proteínas, porque nosso corpo não produz gorduras e proteínas, já os carboidratos, que é o açúcar, nosso corpo produz a partir da gordura e da proteína não é o que acontece na nossa alimentação. Se você olhar no prato do brasileiro, ele é 80% carboidrato, lá você encontra muito arroz, muito feijão, muito macarrão, poucas gorduras, e aqui a gente vai enfatizar nestes alimentos quais são as gorduras que agente deve enfatizar.

Qual o primeiro alimento que não pode faltar na sua mesa?

Alimento número 01: Água

Assim como o Planeta Terra, a água é o alimento mais abundante na natureza, e você tem que prioriza uma água de qualidade, se ph dela está acima de 7.35 que é o ph do sangue, e aí ela se torna uma água alcalina, sabemos que vírus, bactérias e parasitas não sobrevivem no meio alcalino, então é uma maneira de manter o seu corpo saudável, você tem que o observar a localização que vem esta água, onde está a fonte, se ela está próxima, então está legal.

Quando ela vem armazenada em plásticos, ela libera substancias que fazem mal ao corpo, são disrruptores endócrinos, outra dica é a oração, Masaru Emoto descobriu que a oração previa muda a forma estrutural geométrica e a beleza da água.

Alimento número 02: Azeite de Oliva extra virgem prensada a frio embalado em vidro escuro

O azeite de oliva é rico em ômega (, uma gordura saudável, tem que ser extra virgem prensada a frio para não perder seus antioxidantes, e por fim sua embalagem tem que ser no vidro escuro para impedir a passagem da luz que altera as propriedades dessa gordura que é monoinsaturada. Enfim, ela é rica em vitaminas lipossolúveis, com a vitamina A boa para a visão, a vitamina D que é uma vacina contra o câncer, a vitamina E que é excelente para apele e a vitamina K que participa da coagulação. A grande vantagem da vitamina monoinsaturada é que ela aumenta o metabolismo proporcionando o emagrecimento. A dica é consumir na salada porque lubrifica o trata digestivo favorecendo a passagem do alimento.

Alimento número 03: Vinagre de Maça Orgânico

Ora, se o vinagre de maça cura mais de 300 doenças catalogadas, porque não fazer o seu uso diariamente.

A dica é consumi lá no tempero da salda, você rega junto ao azeite de oliva.

O grande valor nutritivo do vinagre de maça é que ele contém ácido acético, um potente bactericida.

Ele contém também quercetinas e catequinas, potentes antioxidantes.

Além de tudo, ainda tem enzimas como a amilase que digere o açúcar do amido, a lactase que ingere o açúcar do leite, a maltase que digere o açúcar do malte e o a sacarose que digere o açúcar da sacarose, do açúcar de mesa, consequentemente ajuda no processo de emagrecimento.

Alimento número 04: Ovo Orgânico

Diferente do ovo de granja e do ovo caipira, o ovo orgânico é produzido por galinhas que se alimentam 100% de comida orgânica, isento de resquícios de fertilizantes, hormônios, antibióticos e agrotóxicos. foi considerado um vilão pelo alto teor de colesterol, mas hoje sabemos que 75% do colesterol vem do próprio corpo e não da alimentação e A dica é colocar em uma vasilha com água, o ovo que boiar está velho e o que afundar está fresco, e sempre comê-los cozidos pois preserva seus antioxidantes.

Dentro de um ovo tem tudo que um pintinho precisa para nascer, ele tem cobre e zinco que ajuda na imunidade, ele tem colina que é o alimento do cérebro, ele tem uma proteína de alto valor biológico, ele é pobre em vitamina C.

Alimento número 05: Limão, de qualquer espécie

Para completar o ovo, na carência de vitamina C, eu escolho qualquer limão, fruto cítrico barato, acessível, além de dar sabor a refeição e muito poderoso biologicamente falando, combatendo a inflamação, inchado e dor!

 

‘’Se as pessoas soubessem o tão poderoso é, acabaria os limões do mundo’’.

 

É um alimento ácido, mas quando cai no estômago, se mistura com as enzimas e se torna alcalino, por isso ele é um alcalinizante natural.

É um fito nutriente, contêm compostos flavonoides que têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas, portanto, ele é rejuvenescedor e protetor de uma forma em geral!

Rico em vitaminas e minerais como o cálcio, ácido fólico, vitamina B5, vitamina B3, vitamina B1 e B2, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, se torna anti-bactericida e antiviral, ajuda na digestão, diurético natural, ajuda na perda de peso, diminui a hipertensão, diarreias e constipações, combate vermes, previne doenças cardíacas, ajuda no combate ao estresse, à ansiedade e a depressão.

A dica é consumir logo pela manhã, corte o limão ao meio e bata no liquidificador com 500 ml de água e uma pitada de sal marinho, com casca e semente, pois a maior concentração da vitamina C está na casca e na semente.

E beba em jejum para limpar todo o lixo tóxico produzido durante o sono.

Foi simplesmente o primeiro remédio usado na medicina mais antiga do planeta chamada de Ayurveda!

E para finalizar vou te falar dos dois últimos alimentos fundamentais

Alimento número 06: Mix de oleaginosas

O mix de oleaginosas que são as castanhas por exemplo a castanha do Pará, as Nozes, Amêndoas, Macadâmia, enfim, o seu consumo em geral deve ser pouco pra não intoxicar, e provocar perda de cabelo, unha quebradiça… em média 02 a 04 unidades/ diária por cada espécie de castanha.

São ricas em proteínas, gorduras monoinsaturados (ômega 9) e poli-insaturadas (ômega 6 e 3), fibras, vitaminas e sais minerais como o cobre, manganês, magnésio, vitamina E, resveratrol, selênio, zinco enfim, vão proporcionar proteção contra doenças degenerativas do cérebro e também prevenir contra ao câncer e doenças do coração. Por ser gordura, mata fome por um bom tempo.

A dica aqui é adquirir em embalagens lacradas ou locais a granel que tem alta rotatividade e consumi-las junto a vitaminas no lanche ou saladas no almoço.

Alimento número 07: Ômega 03, anti-inflamatórios naturais encontrado nos peixes e sementes como a linhaça e a chia!

A dica aqui, infelizmente, é suplementar porque para consumir 2 gramas diária de Omega3 você teria que comer em média 50 kg de salmão original, como é impossível, o que nos resta é suplementar, isso vai prevenir doenças vasculares, cardiológicas, já que é a doença que mais mata no mundo e degenerativas como Alzheimer que é a demência.

Estima que mais de 50% da população acima dos 85 anos tem demência.

Falamos de 7 alimentos que eu considero fundamental e todos eles têm uma ação em comum que é a propriedade anti-inflamatória, se nós conseguirmos combater a inflamação do corpo através dos antioxidades contidos nos alimentos nutracêutico, então nós preparamos o nosso corpo, o nosso terreno biológico para que este permaneça de forma homeostásica, em equilíbrio para o perfeito funcionamento físico, mental, emocional e espiritual alcançando a longevidade saudável.

Se você ainda não se atentou para a importância dos alimentos que você consome, comece a prestar a atenção, e praticar as dicas que você vai sentir toda a diferença.

Banner Podcasts (3)

Comentários

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios