Como planejar um ano de vendas para seu negócio?

Um ano de vendas | O Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas

Ouça agora este podcast: “024 Como planejar um ano de vendas para seu negócio?”

 

Quer saber como planejar um ano de vendas para seu negócio?
Vou compartilhar como estabelecer um planejamento de vendas para seu negócio, ajudando você a organizar suas estratégias de vendas e a utilizar forma mais eficiente o Marketing Digital.

 

Todo negócio necessita de vendas recorrentes e obter lucro!

Isso quer dizer que para se sustentar é necessário obter um faturamento constante e crescente, para pagar os custos operacionais e ainda obter lucro.

E para que isto seja possível é importante estabelecer um calendário de vendas para seus produtos.

Ao definir este calendário, você conseguirá organizar suas campanhas para que consiga aumentar suas vendas e claro, permitir que durante um ano você tenha uma previsibilidade de faturamento recorrente garantido.

Mas por onde começar na definição deste calendário?

A primeira coisa que você precisa estabelecer é a jornada do seu cliente em seu negócio, ou seja, qual o ciclo de vida do cliente dentro do seu hall de produtos e serviços.

Mas aqui quero pontuar uma questão relevante: muitos empresários acreditam que vendem apenas um único produto ou serviço!

Vou dar alguns exemplos

O dono de uma clínica de psicologia pode apenas estar focado em conseguir mais pacientes para seu atendimento presencial, ou seja, suas consultas.

Mas ele pode estabelecer uma jornada para seus clientes, criando produtos menores vinculados ao seu principal.

Esses produtos podem ser e-books, vídeo-aulas, enfim…

Algo que entregue muito valor para um público que possa se tornar seu cliente no futuro.

Sendo assim, você pode oferecer um e-book gratuito para conseguir o contato de possíveis clientes, depois oferecer a esses contatos um e-book pago, em seguida vender um pequeno curso e depois oferecer o atendimento presencial.

 

Consegue enxergar o ciclo de vida para este cliente no nicho de psicologia que comentei:

1º – O cliente se inscreve para receber o conteúdo gratuito;

2º – Ele compra o e-book;

3º – Ele adquire o curso;

4º- Ele torna-se paciente da clínica.

Outro exemplo

Mas e se o seu negócio for uma empresa de materiais de construção?

Sei que uma loja deste segmento vende uma infinidade de produtos, que vão desde a fundação ao acabamento de uma obra.

Então porque não pensar no cliente que está construindo seu imóvel?

Imagine que você criou um e-book ou um mini treinamento gratuito dando dicas sobre as fases da construção, etapas de construção da sua casa dos sonhos ou quais cuidados que se precisa ter ao construir um imóvel.

As pessoas se cadastram, acessam o conteúdo gratuito e em seguida você pode começar oferecendo a elas produtos relacionados à fase inicial da construção, e ir até aqueles produtos associados à fase de acabamento.

 

Da mesma forma, quero ajudar você a ampliar sua visão acerca da possibilidade de fazer com que o mesmo cliente, compre de você várias vezes.

 

Mas quais são os benefícios de estabelecer o ciclo de vida dos seus clientes?

 

Quando você consegue visualizar qual é a jornada do cliente no seu negócio, você passa a ter conhecimento sobre público frio, quente e morno.

Frio é aquele público que não te conhece, nunca ouviu falar de você e nunca comprou de você.

Ao entrar em contato com seu material gratuito, ele será transformado em um público morno, ou seja, pessoas que passarão a te conhecer, a confiar em você e talvez até comprem um produto de menor valor seu.

Se o cliente te conhece e já comprou de você, ele está quente, pronto para receber uma oferta maior, com maior possibilidade de realizar a compra do seu produto principal.

 

Então neste momento, para o público quente, você vai oferecer o seu produto principal e vender!

 

Observe que estamos falando da jornada que o cliente vai percorrer em seu negócio, para que a partir daí, você possa planejar um ano de campanha de vendas de forma mais organizada.

Planejando um ano de vendas para seu negócio

Falando agora do planejamento, você precisa distribuir em um calendário o planejamento de vendas que ocorrerão durante o ano.

Isso significa criar um planejamento sequencial de ações focadas na execução de campanhas para avançar seus clientes na sua jornada de produtos.

Seria algo mais ou menos assim:

  • No primeiro mês você executa uma campanha para vender seu produto de menor valor;
  • No segundo mês, executa uma campanha para oferecer o produto de valor intermediário;
  • No terceiro mês, você oferece seu produto principal.

 

Agora é que vem o pulo do gato!

 

Para os meses subsequentes você pode apenas repetir o que foi feito nos três primeiros meses, mudando apenas a abordagem, apenas a chamada principal da sua campanha e suas imagens.

Não se preocupe em ser repetitivo, porque as pessoas talvez se esqueçam do produto que é oferecido na primeira campanha.

Como você estará alterando alguns elementos destas campanhas para executá-la novamente, o público não a reconhecerá e acabará reagindo positivamente, dando novamente atenção a sua oferta.

Comece pelos primeiros 30 dias!

Uma coisa muito importante é definir o que será feito nos primeiros 30 dias no seu planejamento de vendas.

Deve ser analisado primeiramente se você já possui ou não uma lista de contatos para iniciar suas ações.

Se você já tiver uma lista de contatos, você poderá já de cara fazer uma campanha de ativação para este público para seu produto inicial.

Isso significa, aquecer um público que por diversas vezes já está a algum tempo sem receber algum tipo de oferta sua.

À medida que este público reage as suas comunicações, você poderá também eliminar aqueles contatos que não tem mais interesse em recebê-las.

Caso você não tenha uma lista de contatos, deverá fazer a aquisição de novos através de campanhas de aquisição de novos leads, utilizando materiais gratuitos para a construção de uma lista de novos clientes para sua jornada de produtos ou serviços.

Um ponto muito importante ao planejar um ano de vendas para seu negócio, é que sempre, sempre e sempre você estará investindo na aquisição de novos leads.

Se isso não acontecer, você não terá novos contatos entrando no início da sua jornada de produtos ou serviços.

É como se você abrisse uma loja e estivesse sempre convidando novas pessoas para conhecerem seus produtos e serviços.

 

Se as pessoas deixarem de entrar em sua loja, você imediatamente para de vender!

 

Estou reforçando esta necessidade porque muitos empresários deixam de investir em anúncios e principalmente em ações de marketing, alegando que precisa cortar gastos e reduzir custos da empresa.

Mal sabe ele que ao fazer isso está impedindo que novas pessoas, que possuem o problema que seu negócio resolve, comprem sua solução.

 

Então…

 

Voltando para os primeiros 30 dias, execute a campanha para seu primeiro produto com sua lista ou com os novos contatos.

Com esta ação você irá testar o seu posicionamento, obter insights sobre as dores e as necessidades do público que você quer impactar e também colher os primeiros resultados em vendas.

 

Estabeleça também ao logo de suas campanhas, metas para cada uma delas!

 

Pois assim você poderá medir se os objetivos que você quer para o seu negócio durante a execução de suas campanhas sejam alcançados.

 

Um mito que precisamos quebrar está relacionado a feriados e finais de semana.

 

Existem diversas falácias, ou exemplos de casos específicos de ações de vendas que não funcionam em feriados ou finais de semana.

 

Uma coisa que você vai ouvir de qualquer top player do mercado de marketing digital é que tudo precisa ser testado, independente do nicho ou do público.

 

Quando realizar suas campanhas, se preocupe em testar e aprender com os resultados, porque existem nichos que vendem muito em feriados e finais de semana, assim como outros que não vendem nada nesses dias.

 

Portanto estabeleça a jornada ou o ciclo de vida do seu cliente em seu negócio.

Em seguida, crie um calendário de vendas para os próximos 12 meses e comece o quanto antes a colocá-lo em ação.

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