Geração de tráfego para seu negócio

Geração de tráfego para seu negócio | Dicas Curtas

A geração de tráfego para seu negócio é sem sombra de dúvidas o principal oxigênio para que ele se mantenha com um bom fluxo de caixa.

Caso você não tenha realizado até hoje esforços significativos para atrair mais clientes que desejam consumir o produto ou o serviço que você oferece, sua empresa provavelmente pode estar passando por dificuldades neste momento.

Neste episódio vou abordar o primeiro pilar dos 5 que devem fazer parte das suas estratégias de marketing digital.

Comentei sobre isso no episódio número 17, mas caso não tenha escutado este episódio não tem problema, termine de ouvir este aqui e volta depois lá para saber mais sobre estes 5 pilares.

Mas enfim, neste episódio vou falar do tráfego, ou seja, como conseguir mais visitantes, mais pedidos de orçamento e mais vendas.

 

Tenha uma presença na internet

Independente do tipo de produto ou serviço que você oferece, você precisa ter um site para seu negócio.

Já comentei sobre isso aqui no podcast número 01 e o motivo é simples: O comportamento do consumidor mudou e ele está consumindo principalmente a partir das informações que ele encontra fazendo pesquisas em mecanismos de busca, através das redes sociais, vídeos e demais conteúdos que ele consome na internet.

Com um site você pode criar um local de destino para todos aqueles que sejam impactados pelos seus conteúdos, vídeos ou através de suas redes sociais.

Não se esqueça das Redes Sociais

Como as pessoas estão constantemente utilizando as redes sociais, sugiro que também crie uma página para seu negócio no Facebook, assim como perfis no Instagram e demais redes onde provavelmente o seu público ideal esteja consumindo informações na internet.

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico refere-se ao volume de acessos ou visitantes que chegam até o seu negócio sem a necessidade de investimento financeiro através de anúncios pagos.

Mas para conseguir de forma estratégica alcançar um número expressivo de visitantes, você precisa ser relevante para o seu público.

Aproveitando o que comentei sobre o público ideal, você deverá fazer a análise do público que você considera ideal para o seu negócio, para que seja possível mapear as principais dores e os principais problemas que você busca resolver para este público.

Com estes dados em suas mãos, você poderá partir para a análise da concorrência, identificando como seus principais concorrentes estão se posicionando, inclusive obtendo insights de quais conteúdos estão gerando um bom volume de visitantes em  seus sites.

Com todos esses dados em mãos, você já poderá criar o seu posicionamento, evidenciando os seus diferenciais em relação à concorrência e assim definir que tipos de conteúdos serão mais relevantes para quem você quer vender.

Qualidade de conteúdos

Mas seus conteúdos não podem ser apenas para falar amenidades e gerar um bom volume de conteúdos publicados, eles precisam ser relevantes, com qualidade e de fato resolver uma pequena parte do problema do seu futuro cliente.

Para alcançar este objetivo você precisará de um blog, pois assim você terá em mãos um meio de entregar estes conteúdos de forma recorrente, sendo uma ferramenta de geração de tráfego qualificado, afastando os curiosos e atraindo um volume de visitantes ideal para gerar lucro para seu negócio.

Já de posse desta estrutura, é importante que você esteja atento aos requisitos técnicos e de qualidade para que seu site seja priorizado junto aos mecanismos de busca.

SEO: Atenção especial aos detalhes

Agora estou falando de SEO, que se refere a otimização para os mecanismos de busca.

Algumas dicas básicas para este ponto são:

– Crie links amigáveis para seus conteúdos;

– Fique atento a formatação do seu conteúdo, levando em consideração a utilização das tag’s h1,h2 e as demais de acordo com cada nível de informação;

– Utilize imagens em seus conteúdos;

– Destaque a palavra chave em seu conteúdo, com o negrito por exemplo.

Redes Sociais: Elas também precisam do seu conteúdo

Partindo do princípio que você já criou suas redes sociais e quer saber como conseguir mais visitantes para seu negócio, após criar um conteúdo, crie também publicações para que sejam publicadas em suas redes sociais para seus seguidores.

Se o seu conteúdo for realmente relevante, com certeza as pessoas compartilharão o seu conteúdo, fazendo com que seu alcance aumente cada vez mais.

Cada rede social tem suas particularidades, então fique atento as estratégias para aumentar seu alcance e também conquistar mais seguidores.

Acompanhe também as curtidas e principalmente os comentários que surgirem nas em suas redes sociais, agradecendo tanto os comentários, quanto as recomendações feitas pelos seus seguidores.

Este último ponto é importante porque as pessoas querem se relacionar e criar um vínculo emocional, de proximidade e se sentindo valorizada pela marca que ela segue.

Também crie uma comunidade em torno do seu nicho, para que a sensação de pertencimento, ou seja, a sensação de fazer parte de algo atraia cada vez mais pessoas para seu mercado.

Não se esqueça dos vídeos

Os vídeos são uma das principais formas de consumo de informações através da internet e das redes sociais.

O destaque e a relevância deles estão associadas a quantidade de detalhes e de informação que são transmitidas neste formato.

Vamos a um exemplo:

Para cada conteúdo que você criar, crie um vídeo comentando sobre os principais pontos comentados em seu artigo, destacando ao final qual o benefício principal que será adquirido ao ler ele.

Mas por que investir nestas estratégias?

Seguir as recomendações que dei a você até aqui, garantirá um bom posicionamento nos mecanismos de busca, garantindo volume de tráfego crescente e que na maioria dos casos permanecerá por um longo período, ou durante todo o período de vida do seu site.

Isto provocará uma redução drástica de investimentos em tráfego pago, evitando consiga novos visitantes somente a partir de anúncios pagos.

Mas não é só isso

Mesmo com as dicas que comentei com você, ainda sim será necessário você investir em anúncios pagos.

O motivo é simples…

Você não consegue através apenas do tráfego orgânico multiplicar seu número de visitantes.

Apenas terá um volume crescente de acordo com o aumento de publicações, mas sempre dentro de uma linha muito constante de acessos, se analisarmos graficamente estes números.

Então para que hoje você alcance um público muito maior de forma imediata, você precisará investir em anúncios pagos.

A parte mais importante é quando você através da estratégia de anúncios cria um mecanismo que permite mensurar a partir de X reais investidos em anúncios, quanto de faturamento você obtêm a partir desses anúncios.

Exemplificando…

Imagine que agora você tem um site que vende um e-book que ensina a fazer brigadeiros gourmet, sendo vendido a R$ 47.

Supondo que ao realizar alguns anúncios usando Google Adwords e Facebook Ads, você investiu R$ 50 anúncios, você teve como retorno 5 vendas.

Neste momento você consegue dizer que para cada R$ 50 investido, você consegue um faturamento de R$ 235 e ROI positivo de R$ 185.

Então a partir destes dados você pode definir quanto quer obter de retorno investindo mais em anúncios e quanto isto irá te gerar de retorno em faturamento para sua empresa e por consequência aumentando seu lucro.

Mas porque não investir apenas em anúncios?

O SEO é uma estratégia de médio e longo prazo, então caso esteja iniciando hoje o seu negócio e queira de fato alcançar um público relevante imediatamente, você precisará investir mais em anúncio pago.

Com o passar do tempo você poderá reduzir a quantidade de anúncios pagos, atraindo um público mais interessado em sua marca através dos mecanismos de busca.

Se optar unicamente por investir em anúncios para seu negócio, você irá se deparar com a seguinte situação:

– Enquanto está investindo em anúncios você consegue gerar um bom volume de vendas, mas sempre precisará investir cada vez mais e mais caro, pois a competição por espaços de anúncios seja através do Google Adwords ou através do Facebook ADS, esta cada vez maior.

– Agora se deixar de investir em anúncios, suas vendas literalmente despencam ou tornam-se insuficientes para você manter sua empresa em pé!

Ai vem toda aquela problemática de redução de funcionários e falta de fluxo de caixa…

Conclusão                                                  

Para gerar mais tráfego, ou seja, mais clientes para seu negócio, você precisa estar atento para sua presença digital, produzir informações relevantes para seu público, se posicionar bem nos mecanismos de busca e investir em tráfego pago.

Assim você estará se valendo de estratégias de curto, médio e longo prazo que possibilitarão um crescimento escalável e sustentável para seu negócio.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje e caso fique com alguma dúvida, deixe-a lá no grupo do Expert Em Marketing Digital que estarei à disposição para esclarecer todas elas e ajudar você a alcançar seus objetivos através do marketing digital.

 

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