Porque minha empresa não está crescendo?

Empresa não está crescendo | Dicas Curtas

Escute o podcast: “023 Porque minha empresa não está crescendo?”

Você hoje vive na situação onde sua empresa não está crescendo ou simplesmente parou no tempo e não está atingindo novos resultados?

Talvez o problema esteja na sua comunicação de vendas ou no ciclo de vida do seu produto.

Contextualizando…

 

Você hoje pode ser ou já ter sido dono de um negócio que ficou pequeno e de fato não conseguiu crescer.

Não teve nenhuma curva de crescimento, nada!

Simplesmente permaneceu do jeito que estava por “n” razões.

Mas você também pode ser dono de um negócio que começou pequeno, cresceu e chegou a um volume considerável de clientes, faturamento, enfim…

Prosperou e atendeu as expectativas até um dado momento.

Porém este mesmo negócio de uma hora para outra parou de crescer.

É como se houvesse uma barreira limitante ao crescimento e expansão dos negócios, e isto pode estar ocorrendo por diversos fatores, mas que na maioria das vezes está relacionado a um congelamento nos números de vendas ou associado ao ciclo de vida do seu produto.

De um modo geral quando se chega nesta fase, o negócio começa a perder faturamento, perder força e regredir.

Então se sua empresa não está crescendo, com certeza você quer resolver isso imediatamente.

O risco do crescimento

Para que ocorra seu crescimento, uma empresa investe em infraestrutura, aumenta equipe, investem também na melhoria de seus produtos e processos, treinamentos e uma infinidade de ações que tem por objetivo estruturar o negócio para seu crescer.

Depois de realizar toda essa estruturação é iniciada a execução do planejamento de expansão.

Porém é aqui que na realidade as coisas não acontecem da forma esperada.

Como o crescimento está diretamente relacionado ao aumento no número de vendas, é importante ser analisada a comunicação de vendas, o posicionamento de mercado e a oferta.

Se sua comunicação de vendas for muito agressiva ou não for clara para seu cliente ele não vai entender.

Se ao criar um novo posicionamento, você não se preocupar em avaliar se este novo posicionamento prejudica sua imagem para seus atuais clientes, pode estar cometendo um erro grave e perder espaço no mercado.

Se sua oferta estiver totalmente desalinhada ao valor que seu produto entrega, então você pode estar perdendo dinheiro em suas campanhas.

Mas se tomou cuidado com os pontos que acabei de citar, então você provavelmente colherá resultados positivos na execução do seu plano de crescimento.

Elas tiveram sucesso…

No Brasil temos diversos exemplos de marcas que ao longo do tempo foram evoluindo sua forma de se posicionar e conseguir mudar uma tendência negativa em seu crescimento.

As havaianas, por exemplo, trabalharam muito bem suas estratégias e foram modificando seu posicionamento, onde em cada fase, estimularam o consumo de seu produto ao longo de toda sua história.

Ciclo de Vida do Produto

Mas vamos falar do ciclo de vida do produto.

Talvez você esteja passando pela fase final do ciclo de vida do seu produto e não esteja presente para isto.

Tudo isto ocorre porque o ciclo de vida do produto consiste nos seguintes estágios:

– Introdução

– Crescimento

– Maturidade

– Declínio

Consegue perceber agora porque sua empresa não está crescendo?

A Introdução

A fase de introdução refere-se ao momento em que o produto ainda não está validado no mercado, ou seja, ainda está em fase de testes, descobrindo as necessidades do seu público e refinando as características de seu produto para melhor atende-lo.

É nesta fase que milhares de startup’s estão, pois elas possuem uma solução para um problema que ainda não foi validada, ainda não foi escalada e está apenas em teste pelos seus clientes iniciais.

Aqui os custos são altos, o lucro é zero ou quase isso e muito tempo se gasta fazendo diversos testes e mais testes, podendo inclusive identificar que aquilo de fato não era um produto viável de ser implementado.

Se tiver curiosidade de acompanhar produtos nesta fase, basta acompanhar o universo de startup’s ou até mesmo em plataformas de financiamento coletivo, e ver aqueles que conseguem obter sucesso e aqueles que são cancelados por inviabilidade de recursos financeiros ou até mesmo de produção.

O Crescimento

Já a fase de crescimento é mais bem vista, pois leva em consideração que o produto foi validado e possui demanda.

Agora começa a acontecer a redução dos custos operacionais, aumento do lucro e o reconhecimento do seu produto pelo mercado.

Aqui o seu produto deve ser produzido e entregue em maior escala, pois agora começam a surgir concorrentes comerciais.

Todo o esforço operacional e financeiro gasto nesta fase do produto é essencial para que se obtenha sucesso na próxima.

A Maturidade

Ao alcançar a maturidade seu produto é lucrativo, possui uma demanda constante e você com certeza tem neste momento um negócio estável.

Na maturidade seu produto alcançou seu tamanho máximo e esta fase é a maior do ciclo de vida do seu produto.

Neste momento também os concorrentes se estabilizam e aqui começa uma verdadeira guerra de preços, portanto o lucro tende a começar a diminuir no final dessa fase.

O Declínio

Agora o declínio é certo e inevitável se tudo estiver sendo feito da mesma forma.

Os clientes começam a pedir descontos e até deixam de comprar de você para comprar em um concorrente.

Talvez tenha ocorrido uma mudança no comportamento de consumo da sociedade e você passa a ser afetado diretamente por esta mudança.

“Já parou para pensar como o UBER, NETFLIX e muitos outros mudaram o comportamento de consumo nos últimos anos?”

Neste momento ter uma estratégia de baixo custo é extremamente importante, para garantir que tudo que é produzido, seja vendido com o máximo de lucro possível.

Também alguns concorrentes abandonam o barco e pulam para outros setores ou apenas outros produtos.

Evitar o declínio

Então como evitar o declínio?

Como eu comentei, se nada for feito com certeza você entrará na fase de declínio.

Mas existe uma forma de evitar entrar nesta fase final do ciclo de vida dos produtos, salvo em casos de produtos que de fato perdem sua relevância no mercado.

A principal estratégia é buscar formas de mudar a percepção do público sobre um determinado produto ou serviço.

Buscar novas abordagens para enfatizar o que de fato o produto ou serviço entrega.

Se a empresa não está crescendo…

Comece reformulando a forma como entrega seu produto, com uma embalagem diferenciada, um manual mais elaborado, um atendimento diferenciado.

Em seguida mude as promessas que faz acerca do seu produto ou serviço, dando ênfase a problemas que o produto resolve, que os demais concorrentes talvez tenham passado despercebidos, ou não dão tanta relevância.

Crie uma nova mensagem personalizada para os públicos que deseja alcançar.

Por fim, crie uma oferta atraente e que faça sentido para seu cliente e faça várias versões e teste tudo para encontrar a brecha ou o segmento de mercado que não está sendo explorado por você.

Muitos empresários tem uma visão distorcida do mercado e não percebem que já estão na fase de declínio, achando que sua empresa não está crescendo apenas por motivos externos.

Acabam deixando para muito tarde a decisão de investir em um novo posicionamento.

Empresa não está crescendo | Podcast do Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas

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